CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO
CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO

CONJUNTO LOGICO PICCOLO - ESTUDO DO MEIO

Código do Produto: PICMEIOBOX
Pontos pela Compra: 0
Disponibilidade: Em Stock

O mais recente lançamento da série LOGICO, com vista à conclusão das matérias do ensino básico, este conjunto está dividido em 6 áreas temáticas com 96 fichas no total.  Para cada área são propostos exercícios variados com textos de extensão e complexidade diferentes, assegurando-se, assim, a diferenciação nas diversas formas de aprendizagem.

NO TRÂNSITO

São estimuladas capacidades básicas como o sentido de orientação  à direita e à esquerda bem como a perceção visual. A partir daqui, os alunos aprendem o significado dos sinais de trânsito e as regras de conduta no trânsito.

ANIMAIS DOMÉSTICOS E  DA QUINTA

Os alunos dizem o nome de animais agrícolas e aprendem qual a sua utilidade para as pessoas. Dizem o nome de animais domésticos e desenvolvem a compreensão do que é um tratamento responsável e uma atitude correta em relação aos mesmos.

PLANTAS ÚTEIS

São apresentadas as espécies mais importantes de legumes, fruta e cereais. Mostram-se, ainda, processos de cultivo de algumas destas plantas. Os alunos ficam com uma ideia geral sobre a transformação das plantas em alimentos e adquirem conhecimentos sobre o que é uma alimentação saudável.

NO  CAMPO

Nesta unidade, o prado é apresentado como um espaço vital e útil. Aqui os alunos  encontram vários animais e plantas sobre os quais são dadas informações interessantes  que contribuem para os tornar mais conscientes da diversidade do mundo que os rodeia.

O MEU CORPO

As crianças aprendem a estrutura do corpo e respetivo vocabulário específico. É dada especial atenção aos cinco sentidos, bem como aos cuidados a ter com o corpo e com os dentes.

TEMPO E CALENDÁRIO

As crianças adquirem noções de tempo, aprendem a dizer e a utilizar corretamente o nome de períodos de tempo ( minuto, segundo, dia ….). A divisão temporal do calendário com os dias da semana e os meses fazem parte deste tema. Finalmente, os alunos praticam a leitura correta das horas.

 

ELEMENTOS INCLUÍDOS NA CAIXA LÓGICO

  • FICHAS DE TRABALHO

As fichas de trabalho constituem a base da oferta de aprendizagem. Em cada área temática, a posição dos exercícios remete para vários graus de dificuldade relativamente à quantidade e à complexidade dos textos, o que representa possibilidades de diferenciação tanto numa turma  de um só nível, como em turmas com vários níveis .

Ao realizarem os exercícios, os alunos podem, em parte, convocar experiências e saberes prévios. Mas também encontram matérias novas. A divisão em página de rosto e verso (página das soluções) permite-lhes a aprendizagem de novos saberes. Podem formular hipóteses que corrigem ou confirmam com a ajuda da página das soluções. Têm, igualmente, a possibilidade de procurar a resposta certa, vendo ou lendo as soluções, apropriando-se, assim, de novos conteúdos. São os alunos que decidem quando devem utilizar as soluções ou outro tipo de ajuda. Isto é não só parte integrante de uma interação efetiva com os conteúdos, como também um aspeto muito importante do processo de aprendizagem. Este não fica completo só com a realização de uma ficha.Aconselha-se, por isso, os alunos a continuarem a trabalhar as fichas, revendo e confirmando o nível dos seus conhecimentos durante todo o ano escolar.

Algumas fichas incluem exercícios e informações complementares que motivam os alunos  para o trabalho com  o conteúdo das mesmas. Desta forma, têm à disposição possibilidades adicionais  de transporem para o seu mundo os saberes ganhos e de os conservarem.

  • MANUAL COM:

FICHAS “Saber Mais”

Para cada unidade temática, a caixa contém 2 a 4 fichas “Saber mais”, impressas dos dois lados. Nelas são apresentados aspetos particularmente interessantes da área temática.

Estas fichas não descuram a heterogeneidade dos grupos de alunos e oferecem a cada um a possibilidade de se apropriar de associações mais complexas constantes de textos mais extensos. Os exercícios e textos estimulam os alunos a aprofundarem as matérias, solicitando tanto os mais fortes como os mais fracos, os que realizam as fichas em tempos diferentes ou com apoio mútuo.

FICHAS DE TRABALHO E PÁGINAS PARA FOTOCOPIAR COM PROPOSTAS LÚDICAS

As páginas para fotocopiar incluídas neste caderno recuperam os conteúdos das fichas de trabalho.Assim, foram escolhidos tipos de exercícios com os quais o aluno pode trabalhar o conteúdo de uma unidade de forma lúdica (quiz, jogos, dominós, jogos de dados). A aquisição de conhecimentos decorre do próprio jogo, bem como da ligação com as fichas de trabalho, as quais podem ser utilizadas como suporte ou como auxiliar de memória. Consequentemente, os jogos são adequados para introduzir, repetir e consolidar conteúdos.

MINILIVRINHOS PARA FOTOCOPIAR

Funcionam como motivação para os diversos temas. Estes pequenos livrinhos são fáceis de dobrar e muito apreciados pelas crianças, uma vez que os podem levar para todo o lado. As histórias com personagens infantis oferecem uma elevada possibilidade de identificação e convidam ao conto. Em alguns destes livrinhos, as crianças identificam conhecimentos adquiridos e consolidam aprendizagens.

O “ COMPANHEIRO DE  ESTUDO “

Serve para o professor se documentar. Os alunos anotam neste “Companheiro de estudo ” quais as fichas que já realizaram para um determinado tema, desenham ou escrevem um pequeno texto sobre isso e avaliam o  êxito alcançado. Desta maneira, estão em posição de seguir o percurso das suas aprendizagens e de reconhecerem os seuprogressos. Isto representa uma competência importante para uma aprendizagem autoresponsável.