Trocas e baldrocas
Trocas e baldrocas Trocas e baldrocas

Trocas e baldrocas

Editora: Editora OQO
Código do Produto: 978-84-9871-428-9
Pontos pela Compra: 0
Disponibilidade: Em Stock
Preço: 13,50€

Todas as tardes, a ovelha Catarina
preparava uma chávena de chocolate quente
e sentava-se a ler na sua cadeira favorita…

 

As histórias remetem-nos para um lugar em que a fantasia é a protagonista; e para entrar nesse mundo fantástico, nada melhor que uma cadeira especial num recanto acolhedor destinado à leitura.

Ora, estava a ovelha Catarina a desfrutar do seu livro, quando de repente… CRAAAAC! Catarina caiu estatelada, e pior: ficou sem cadeira para ler histórias!

Deste modo começam as trocas: cadeira por tamborete, tamborete por sofá, sofá por cadeira de baloiço…
Entre troca e baldroca, Catarina irá contando, nas páginas do livro que está a ler, uma história muito conhecida: o lobo bate à porta, derruba a casa de palha, sopra à porta da casa de madeira… Mas nada é tão confortável como a sua velha cadeira para desfrutar de um bom livro, por isso Catarina está sempre disposta a trocar ou a experimentar novos assentos para conseguir o seu objetivo: chegar ao final da leitura. Será que o lobo vai comer os três porquinhos?

Trocas e baldrocas é uma história que esconde outra história.Roberto Castro, que se estreia como autor mas que possui uma já longa trajetória no mundo da literatura infantojuvenil, desenvolve uma trama circular simples, dinâmica e muito eficaz, que incide transversalmente na aventura de ler.

Margherita Micheli ilustra esta divertida história fazendo saltar as personagens de uma história para a outra, interagindo assim em dois mundos fantásticos paralelos, até chegar a um final feliz para os protagonistas de ambas.
 
 
A técnica utilizada é têmpera sobre papel, com cores que se alternam segundo os espaços e as emoções que as diferentes cenas transmitem. As suas composições requerem o olhar atento e curioso do espetador, que testará o seu engenho e capacidade de fabulação ao descobrir “os outros pequenos protagonistas” nos cenários do plano real.

As personagens do universo de Catarina são antropomorfas, com características relacionadas com o caráter de transmissão dos objetos que trazem com elas. Assim encontramos, entre outros, Furacão, um cavalo romântico e fascinante com as suas crinas ao vento; Ricardo, um galo exuberante de enorme crista e belas penas; o porco Narciso, engalanado como um elegante dândi, ou a própria ovelha Catarina, com o seu quente casaco de lã branca; todos eles com personalidades que nos proporcionarão diferentes modelos, numa idade em que cada leitor também encontrará o caminho mais adequado para si mesmo.
 
Texto de Roberto Castro
Ilustrações de Margherita Micheli
Tradução de Angela Barroqueiro

Ficha técnica
Nº de Páginas 36
Lingua GL | ES| FR | IT | PT
Capa Cartonado
Tags: Livro,