Hopla Box
Código do Produto: Hopla_box_01Pontos pela Compra: 0
Disponibilidade: Em Stock
Porquê trabalhar com emoções?
Isto é particularmente importante para as crianças com problemas sócio-emocionais, que estão muitas vezes sujeitas a uma encuzilhada de emoções contraditórias. Estas crianças necessitam de um ambiente que explicitamente as convide a expressar as suas emoções, para que gradualmente as reconheçam e aprendam a lidar com elas. Trabalhar com emoções assegura que as crianças gradualmente estabelecem uma base emocional saudável. Apenas assim conseguirão abrir-se com os outros e desenvolver verdadeiras competências sociais.
Trabalhar com emoções também ajuda a prevenir o desenvolvimento de problemas sócio-emocionais. Quando as crianças aprendem a expressar-se corretamente e criar empatia com os outros, têm menor probabilidade de desenvolver "comportamentos problemáticos" quando são emocionalmente desafiadas.
Reconhecer, nomear e distinguir emoções
Queremos ajudar as crianças a reconhecer, indicar e distinguir as suas emoções e as de outras pessoas. Isto permite criar empatia com a "perspetiva" das outras pessoas (as suas perceções, emoções). Outra capacidade importante é aprender a reconhecer as emoções através da linguagem corporal: por exemplo, olhos abertos (estar com medo), carrancudo (estar zangado), etc.
Desta forma, as crianças aprendem as experiências das pessoas e o que fazem quando estão com medo, por exemplo. Estar com medo significa sentir-se assustado, sentir o coração a bater mais depressa e o querer esconder-se num canto.
As crianças são capazes de reconhecer a emoção mais facilmente quando a experienciam elas próprias e também quando outras pessoas à volta delas as experienciam. Isto ajuda-as a dar um nome à emoção e gradualmente a distinguir as diferentes emoções.
Adicionalmente, as crianças devem também aprender a reconhecer as suas emoções. Isto significa ter coragem de admitir que se sentem de "certa" forma. Isto implica "permitir" que a emoção exista, não a esconder ou reprimi-la, mas vivê-la completamente. Isto também significa permitir que outros se zanguem com eles sem "fugirem" ou ficarem zangados.
Conteúdo da Hopla Box
A Hopla box explora quatro emoções básicas: estar feliz, estar com medo, estar zangado e estar triste. Apesar de haver mais emoções, tais como a inveja, amor e a culpa, consideramos que estas quatro emoções básicas de onde derivam muitas outras. Por exemplo, a inveja é uma mistura de estar triste e zangado.
As crianças não são capazes de compreender o leque completo de emoções imediatamente. A exploração das quatro emoções básicas constitui uma base excelente para explorar emoções e situações mais complexas.
Quatro posters das personagens Hopla (16x30cm)
Cada poster representa um personagem Hopla: Hopla, Nina, Onki ou Lola. O poster Hopla é maior que os outros porque é o ator principal. Estas personagens derivam de uma série de televisão da RTP muito conhecida das crianças, ganhando a sua atenção mais facilmente.
Quatro pequenas malas (16x16x8 cm)
Existe uma pequena caixa para cada personagem Hopla (e emoção). Os quadros com histórias e cartões com desenhos podem ser guardados nestas.
Dezasseis cartões com desenhos (15x15 cm)
Existem quatro cartões com desenhos para cada emoção básica e cada personagem Hopla. Cada desenho mostra uma situação em que o personagem está feliz, com medo, zangado ou triste. Alguns cartões com desenhos contêm diversos personagens. Em cada um dos quatro conjuntos um personagem representa o papel principal e uma emoção é claramente manifestada. Por exemplo, na série, a Nina representa a emoção "tristeza".
Roda (20x20 cm)
A caixa contém uma "roda de emoções" na qual os quatro personagens são representados, cada um com uma diferente máscara com uma emoção. A roda pode ser usada no jogo do bingo e com as figuras animais.
O jogo de dominó (5x10cm)
A caixa contém um jogo dominó que consiste em quarenta cartas de dominó mostrando os personagens Hopla e as quatro emoções básicas.
Doze Quadros com histórias (15x15 cm)
Cada uma das quatro malas contém três quadros com histórias de quatro páginas para cada emoção. Em cada história um personagem tem o papel principal. Cada história começa com uma situação em que uma determiniada emoção é evidenciada. No decurso da história a situação e a emoção, alteram-se. Através de peças de puzzle ( nuvem, coração, estrela e sol) com caras felizes, com medo, zangadas e tristes, as crianças podem indicar como é que o personagem principal se está a sentir em cada fase.
O jogo do Bingo (20x20xm)
A caixa contém um jogo de bingo com trinta e dois discos: oito felizes, oito zangados, oito tristes e oito com medo. Também existem oito cartões de bingo. A roda pode ser rodada para escolher uma emoção. Os discos do bingo também podem ser usados num jogo de memória.
Quatro máscaras (17.5 x 15 cm)
A caixa contém um conjunto de quatro máscaras: uma máscara feliz, com medo, zangada e triste das cores dos personagens Hopla. Podem ser usadas pelas crianças. As formas simples tornam fácil copiar as máscaras para o papel. As máscaras são ideênticas às figuras animais. Estão incluidas páginas fotocopiáveis com esboços das máscaras em diferentes tamanhos.
Dezasseis figuras animais (4x10 cm)
A caixa contém dezasseis figuras animais e dezasseis bases de plástico. Existem quatro versões de cada personagem: uma versão feliz, com medo, zangada e triste da Hopla, Lola, Onki e Nina. Os animais têm uma cara em ambos os lados: uma com e outra sem máscara. Podem ser fixadas nas bases para ficarem de pé.
Páginas para fotocopiar
Este manual contém páginas fotocopiáveis que podem ser usadas para desenhar, colorir, cortar e colar.
Os quatro posters das emoções da caixa cheia de emoções
As páginas fotocopiáveis também incluem quatro imagens de emoções da caixa cheia de emoções.
Estes posters descrevem as quatro imagens de emoções básicas retratadas numa imagem de corpo inteiro: por exemplo a criança triste tem lágrima a escorrer pela face, mas também tem os ombros descaídos e uma expressão triste na cara. Aconselhamos a ampliar os desenhos para formato A3, colorir e colá-los no cardboard ou cortar os desenhos. Depois pendurem-nos ao longo da sala para que se possam referir a eles várias vezes.